terça-feira, 17 de maio de 2011

Colesterol

Uma vez que a minha colega Pérola anda com problemas com este bichinho, decidi fazer um post acerca dele, para desmitificá-lo e também para informar quem não está dentro do assunto.

O que é
O colesterol é uma gordura produzida pelo organismo essencial na produção de hormonas e de vitamina D. Basicamente está presente em todas as partes do corpo: cérebro, sistema nervoso, músculos, fígado, intestinos, coração, esqueleto. O próprio organismo produz a maior parte do colesterol de que necessita e a alimentação diária acrescenta o resto.

HDL e LDL
Há dois tipos de lipoproteínas: as de alta densidade (HDL) e as de baixa densidade (LDL). As primeiras afastam o colesterol das artérias e enviam-no para o fígado, onde é eliminado do organismo este é o 'bom colesterol'-, as segundas entopem-nas, contribuindo para o aparecimento de placas de gordura, o que aumenta o risco de doenças cardiovasculares o 'mau colesterol'.

Como combater
Para começar, reduzir o consumo de produtos animais. Carne, gema de ovo, lacticínios, vísceras, 'comida de plástico' e marisco são os alimentos com mais colesterol! Depois, aumentar a ingestão de alimentos de origem vegetal, como cereais integrais e vegetais. Pequenas quantidades de peixe e azeite também ajudam a aumentar os níveis de colesterol bom e a baixar os níveis do mau. No total da dieta, as gorduras não deverão ultrapassar 30% a 45% da dose diária de calorias. Além de melhorar a alimentação, reduzir o excesso de peso e fazer exercício físico regular são factores que ajudam a manter o colesterol baixo.

Factos
60% dos portugueses a partir dos 18 anos apresentam níveis de colesterol elevados. Os genes podem determinar a quantidade de colesterol produzida pelo organismo.Valores normais de colesterol devem situar-se abaixo de 190 mg por decilitro de sangue, segundo directivas da Sociedade Portuguesa de Aterosclerose, acima de 240 mg/dl o risco de contrair doenças cardiovasculares é bastante elevado. O tabagismo, o sedentarismo, uma alimentação rica em gorduras animais e a ausência de actividade física potenciam o aumento dos valores do mau colesterol.
Apesar de tanto pessoas magras como gordinhas poderem ter níveis elevados de colesterol, o excesso de peso tende a provocar o aumento do mau colesterol. Há vários medicamentos capazes de baixar os níveis do colesterol, mas adoptar um estilo de vida mais saudável é sempre a melhor opção.

Dicas 
1. Cuidado com a ingestão de leite integral e derivados, e se gostarem de queijo evitem os mais gordurosos, apostem nos queijos brancos, nomeadamente o queijo fresco que é sempre indicado em qualquer dieta.
2. Comer mais peixe e trocar as carnes vermelhas pelas de aves.
3. Evitar bolos amenteigados, croissants, folhados e gelados cremosos - enfim pastelaria é evitar.
4. Evitar marisco e gema do ovo.
5. Cortar nos enchidos, na carne de porco (nomeadamente bacon e fiambre) e vísceras (nheca).
6. Não comer fritos, mas sim assados, grelhados.
7. Evitar receitas que levam óleo.
8. Não exagerar nos temperos e evitar molhos, sim maionese e ketchup especialmente.
9. Receitas com beringela e cenoura são aconselhadas.
10. EXERCÍCIO FÍSICO!
...

Boa sorte Pérola!





0 comentários:

Enviar um comentário